O
"É urgente”, afirmou o pontífice. “Substituir a lógica do medo e da desconfiança por uma ética compartilhada, capaz de orientar as escolhas para o bem comum e fazer da paz um patrimônio salvaguardado por todos”, acrescentou.
O tratado foi assinado em 2010 e expira nesta quinta-feira (5). O presidente russo, Vladimir Putin, propôs, em setembro do ano passado, que o acordo fosse prorrogado informalmente por mais um ano. Porém, o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, não se manifestou sobre o tratado até esta quarta (4).
Leia mais:
Papa pede trégua olímpica durante jogos de inverno em fevereiro Papa cobra diálogo entre EUA e Cuba após Trump ameaçar taxar parceiros da ilha caribenha Papa Leão XIV é convidado para integrar ‘Conselho da Paz’ de Trump; Vaticano responde
No final da Audiência Geral, Leão XIV destacou a importância da renovação do acordo para que o futuro não seja marcado pela corrida armamentista.
O Novo Tratato START
O Novo Tratado START foi assinado pela primeira vez em 2010 pelo então presidente norte-americano, Barack Obama, e seu homólogo russo, Dmitry Medvedev. O acordo foi prorrogado em 2016 e renovado por mais cinco anos em 2021.
O tratado estabelece um limite de 1.150 ogivas nucleares estratégicas para cada país, além de impor um limite de 700 mísseis e bombardeios de longo alcance e um total de 800 lançadores de mísseis, entre implantados e não implantados.