Papa Leão XIV pede que Rússia e EUA renovem acordo nuclear: 'É urgente’

Tratado foi inicialmente assinado em 2010 e expira nesta quinta (5); pontífice afirma que acordo é importante para manter a paz

Papa Leão XIV

O papa Leão XIV pediu, nesta quarta-feira (4), aos líderes da Rússia e do Estados Unidos que renovem o último tratado de controle de armas nucleares, conhecido como New START. O acordo limita o número de armas nucleares, estratégias implantadas por cada país.

"É urgente”, afirmou o pontífice. “Substituir a lógica do medo e da desconfiança por uma ética compartilhada, capaz de orientar as escolhas para o bem comum e fazer da paz um patrimônio salvaguardado por todos”, acrescentou.

O tratado foi assinado em 2010 e expira nesta quinta-feira (5). O presidente russo, Vladimir Putin, propôs, em setembro do ano passado, que o acordo fosse prorrogado informalmente por mais um ano. Porém, o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, não se manifestou sobre o tratado até esta quarta (4).

Leia mais:

No final da Audiência Geral, Leão XIV destacou a importância da renovação do acordo para que o futuro não seja marcado pela corrida armamentista.

O Novo Tratato START

O Novo Tratado START foi assinado pela primeira vez em 2010 pelo então presidente norte-americano, Barack Obama, e seu homólogo russo, Dmitry Medvedev. O acordo foi prorrogado em 2016 e renovado por mais cinco anos em 2021.

O tratado estabelece um limite de 1.150 ogivas nucleares estratégicas para cada país, além de impor um limite de 700 mísseis e bombardeios de longo alcance e um total de 800 lançadores de mísseis, entre implantados e não implantados.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...