Ouvindo...

Veja última conversa entre controladores do helicóptero e do avião que colidiram nos EUA

Um radar de tráfego aéreo mostra o impacto entre o avião que tinha 64 pessoas e o helicóptero com três soldados, em Washington

Um áudio de controle de tráfego registrou as comunicações finais entre os três membros da tripulação do helicóptero militar que colidiu com um avião com 64 passageiros durante essa quarta-feira (29), em Washington D.C., capital dos Estados Unidos. O acidente aconteceu por volta das 21h, pelo horário local — 23h de Brasília.

Entre as vítimas, estão dois campeões mundiais de patinação artística russa. A informação foi confirmada pela agência de notícias estatal russa TASS. Um vídeo registrou o exato momento da colisão.

A batida aconteceu perto do Aeroporto Ronald Reagan, que opera voos nacionais. Durante a manhã desta quinta-feira (30), equipes de buscas trabalham com botes e helicópteros no Rio Potomac, nas proximidades do aeroporto, onde teria caído o avião. Até esta reportagem, o número de corpos encontrados passou dos 30, segundo a imprensa americana. Não havia registro de sobreviventes, até então.

Um radar de controlador de tráfego em uma tela de computador mostra quando o helicóptero e o avião colidiam.

Confira a conversa dos controladores momentos antes da batida:

“PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ”, disse um controlador de tráfego aéreo às 20h47 de quarta-feira, no horário local.

Poucos segundos depois, outra aeronave entrou em contato com o controle de tráfego aéreo, dizendo:

“Tower, você viu isso?” — Disse se referindo à colisão.

Um controlador de tráfego aéreo, então, redirecionou os aviões que se dirigiam à pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan para realizar um contorno. Momentos depois é possível ver a explosão no ar sobre o gelado rio Potomac, próximo do aeroporto.

“Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”, disseram outros controladores de tráfego aéreo.

“Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a 33. Vamos parar as operações por tempo indeterminado”, comentou outro controlador.

“Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”, falou um terceiro controlador dizendo.

“Provavelmente estava no meio do rio”, disse o controlador.

“Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram.

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), o helicóptero fazia um voo de treinamento no momento do acidente.

Leia também

Rastreamento das trajetórias de voo da aeronave

Segundo informações da BBC, tanto o voo da American Airlines quanto o helicóptero Black Hawk estavam transmitindo informações sobre suas trajetórias e altitude antes do acidente.

As duas aeronaves estavam transmitindo diferentes tipos de sinal, mas ambas estavam visíveis em um site de rastreamento chamado ADS-B Exchange conforme se aproximavam. Conforme o site, o avião estava enviando sinais ADS-B, enquanto o helicóptero usava outro sistema chamado MLAT.

Aeronaves como essas têm sistemas a bordo para detectar voos próximos, incluindo um Sistema de Prevenção de Colisões de Tráfego (TCAS).

Dados do site de rastreamento mostram que o avião da American Airlines estava em uma descida constante e se aproximando do Aeroporto Nacional Ronald Reagan Washington pelo sul. O helicóptero estava voando do norte, ao longo do Rio Potomac, também em um caminho descendente. A última altitude registrada da aeronave pouco antes do impacto foi de cerca de 200 pés.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais