Um áudio de controle de tráfego registrou as comunicações finais entre os três
Entre as vítimas, estão dois campeões mundiais de patinação artística russa. A informação foi confirmada pela agência de notícias estatal russa TASS.
A batida aconteceu perto do Aeroporto Ronald Reagan, que opera voos nacionais. Durante a manhã desta quinta-feira (30), equipes de buscas trabalham com botes e helicópteros no Rio Potomac, nas proximidades do aeroporto, onde teria caído o avião. Até esta reportagem, o número de corpos encontrados passou dos 30,
Um radar de controlador de tráfego em uma tela de computador mostra quando o helicóptero e o avião colidiam.
Confira a conversa dos controladores momentos antes da batida:
“PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ”, disse um controlador de tráfego aéreo às 20h47 de quarta-feira, no horário local.
Poucos segundos depois, outra aeronave entrou em contato com o controle de tráfego aéreo, dizendo:
“Tower, você viu isso?” — Disse se referindo à colisão.
Um controlador de tráfego aéreo, então, redirecionou os aviões que se dirigiam à pista 33 do Aeroporto Nacional Reagan para realizar um contorno. Momentos depois é possível ver a explosão no ar sobre o gelado rio Potomac, próximo do aeroporto.
“Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”, disseram outros controladores de tráfego aéreo.
“Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a 33. Vamos parar as operações por tempo indeterminado”, comentou outro controlador.
“Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”, falou um terceiro controlador dizendo.
“Provavelmente estava no meio do rio”, disse o controlador.
“Eu só vi uma bola de fogo e depois desapareceu. Não vi mais nada desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram.”
De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), o helicóptero fazia um voo de treinamento no momento do acidente.
Rastreamento das trajetórias de voo da aeronave
Segundo informações da BBC, tanto o voo da American Airlines quanto o helicóptero Black Hawk estavam transmitindo informações sobre suas trajetórias e altitude antes do acidente.
As duas aeronaves estavam transmitindo diferentes tipos de sinal, mas ambas estavam visíveis em um site de rastreamento chamado ADS-B Exchange conforme se aproximavam. Conforme o site, o avião estava enviando sinais ADS-B, enquanto o helicóptero usava outro sistema chamado MLAT.
Aeronaves como essas têm sistemas a bordo para detectar voos próximos, incluindo um Sistema de Prevenção de Colisões de Tráfego (TCAS).
Dados do site de rastreamento mostram que o avião da American Airlines estava em uma descida constante e se aproximando do Aeroporto Nacional Ronald Reagan Washington pelo sul. O helicóptero estava voando do norte, ao longo do Rio Potomac, também em um caminho descendente. A última altitude registrada da aeronave pouco antes do impacto foi de cerca de 200 pés.