Um
avião da companhia aérea American Airlines colidiu com um helicóptero militar próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington D.C, na noite desta quarta-feira (29), às 21h do horário local, 23h no horário de Brasília.
O helicóptero militar é modelo Black Hawk, usado pelo Exército dos Estados Unidos, enquanto o avião da American Airlines era um jato Bombardier CRJ700.
O que é o Black Hawk?
O Black Hawk é uma
aeronave militar de porte médio, utilizado para missões variadas, mas a maioria deles é utilizado para missões de resgate e busca de salvamento. A Força Aérea Brasileira também usa aviões desse tipo. Esses modelos são usados há mais de 40 anos nos Estados Unidos, sendo fabricados pela Sikorsky.
Segundo a CNN, o Black Hawk é visto pelo exército como confiável para atuar em missões desafiadoras. Podendo alcançar até 295 km/h, foi a única
aeronave que conseguiu chegar em aldeias do território Yanomami.
Aviões deste modelo podem ser usados em ataques durante missões militares, resgates, transporte médico, combate a incêndios, entrega de equipamentos e até mesmo em transporte de autoridades.
O que é o Bombardier CRJ700?
O avião operado pela American Airlines é um Bombardier CRJ700. A aeronave havia partido de Wichita, no Kansas, com destino a Washington, e carregava
60 passageiros e quatro tripulantes.
Segundo o g1, o modelo pode carregar até 30 mil kg, podendo atingir até 876km/h. O avião inicialmente se chamava Canadair RJ 700, e voou pela primeira vez em 1999.
A aeronave é uma das principais concorrentes dos aviões da Embraer. É considerado seguro, apesar de antigo, e tem turbinas na parte traseira, ao contrário de muitas companhias aéreas do mundo.
O jato foi registrado na American Airlines, mas operado pela PSA Airlines.
O acidente
A colisão entre um avião da American Airlines e um helicóptero do exército norte-americano ocorreu por volta das 21h do horário local, próximo ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington.
Um
vídeo flagrou o exato momento da batida entre as duas aeronaves. O avião pousava e estava a poucos metros da pista, enquanto o helicóptero fazia um treinamento.
Clique aqui e veja o vídeo.
Cerca de
300 socorristas estão atuando no resgate dos corpos no rio Potomac, no entanto, as condições meteorológicas não favorecem as buscas. A temperatura em Washington beira os 4°C, e o rio conta com placas de gelo. Até o momento,
30 corpos foram resgatados. Entre as vítimas estão patinadores artísticos dos Estados Unidos e da Rússia, incluindo o casal
Evgenia Chichkova e Vadim Naumov, campeões mundiais em 1994.
Participe dos canais da Itatiaia: