Um policial civil da Delegacia de Polícia Civil de Muriaé, na Zona da Mata, foi preso nesta terça-feira (23) durante a Operação Mateus 6:24, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Polícia Civil (PCMG). Ele é investigado por crimes de corrupção passiva, concussão e embaraço à investigação envolvendo organização criminosa.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandados judiciais em Muriaé e Mercês, incluindo prisão preventiva do policial, busca e apreensão de materiais de interesse da investigação, afastamento de suas funções na PCMG, recolhimento de armas de fogo, proibição de acesso a sistemas policiais, suspensão da posse e porte de armas, e restrições de contato com vítimas, familiares e testemunhas.
Segundo o MPMG, o policial exigia propinas de particulares para liberar bens apreendidos em inquéritos policiais e atuava de forma ilícita para interferir no andamento de investigações no município.
O investigado possui histórico de uso excessivo de violência e grave ameaça, abusando da autoridade para intimidar vítimas. A operação também apura a participação de outras pessoas que teriam colaborado para dar continuidade ao esquema criminoso.
As autoridades afirmam que a Operação Mateus 6:24 reforça o compromisso com a integridade das investigações e o combate à criminalidade organizada em Minas Gerais.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Jovem é preso por estupro, pornografia infantojuvenil e sadismo em JF Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio em Ubá (MG) Policiais apreendem celulares e carregadores arremessados no Ceresp de JF Mulher cai do terceiro andar após briga de família em Juiz de Fora Áreas queimadas triplicam na BR-040 entre BH e Juiz de Fora Suspeito de homicídio é preso com drogas e aves ilegais em Tombos (MG)