Até domingo (28), Juiz de Fora recebe atividades da Primavera dos Museus 2025, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, as instituições promovem oficinas, visitas mediadas, bate-papos e exibição de filmes para democratização do acesso à cultura e informação ao público.
Programação
- Museu de Arte Murilo Mendes
No Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a programação começa no nesta terça (23) e inclui oficinas, visitas mediadas e a exibição do filme “O Silêncio das Ostras”, de Marcos Pimentel. Às 19h, ocorre visita mediada às exposições do Mamm, direcionada a alunos do curso de Licenciatura em Letras-Libras.
Nesta quarta (24), às 14h, ocorre a oficina “Uma janela ao mundo: cores e formas em gravura” com Fayga Ostrower, ministrada pela professora Marise Moreno, do Instituto de Artes e Design da niversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com inscrições abertas em 18 de setembro, às 14h, nas
No sábado (27), haverá a oficina “Experiências sensoriais com obras de arte”, promovida pelo projeto Mediação artística e acessibilidade no Mamm, com inscrições abertas. Ainda no mesmo dia, às 15h, será exibido o filme “O Silêncio das Ostras” (2024), seguido de debate mediado por Rafaella de Lima e João Cendretti, em parceria com o Cineclube Movimento.
- Museu de Arqueologia e Etnologia Americana
No Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea), a programação inclui a mesa redonda Reflexões sobre as mudanças climáticas na perspectiva dos povos originários, que ocorre nesta terça (23), das 19h às 21h, no Centro de Ciências da UFJF.
Participam da atividade Inaiê Apoenã, indígena pataxó graduada em Direito, Luciana Bittencourt, professora do Departamento de Turismo da UFJF, e Cézar Barra, professor do Departamento de Engenharia da UFJF.
Entre os dias 24 e 26 de setembro, das 8h às 17h, o museu promove oficinas com vivência de escavação arqueológica, que buscam refletir sobre como a ciência arqueológica pode trazer informações sobre a ação humana nas mudanças climáticas. Para participar, é necessário
- Arquivo Central
O Arquivo Central da UFJF também participa das atividades. No dia 24 de setembro, a partir das 10h, será lançado o Boletim Informativo do Arquivo Central, com episódio especial sobre a crise climática e participação da professora Cássia de Castro, do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental da UFJF.
Até domingo (28), a partir das 12h, ocorre a exposição on-line “Pode um sinistro salvar um acervo?” Um apelo à memória a partir dos eventos climáticos, com cópias de documentos que sofreram danos devido à água da chuva.
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Inscrições abertas para Especialização em Audiovisual e Economia Criativa Peça “Outra” em Juiz de Fora debate feminismos e racismo estrutural “Caminhando pela História” celebra o Dia Mundial do Turismo em Juiz de Fora