A seca que atinge Minas Gerais tem intensificado os focos de incêndio às margens das rodovias. No trecho sob administração da EPR Via Mineira, concessionária responsável pelo trecho entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, a área devastada pelas chamas mais do que triplicou em um mês, passou de 30 mil m² em junho para quase 100 mil m² em julho.
O crescimento acompanha o período mais crítico de estiagem, entre julho e outubro, quando a baixa umidade do ar e os ventos aceleram a propagação do fogo. De agosto de 2024 a agosto de 2025, a EPR Via Mineira registrou 336 ocorrências de queimadas. Em julho deste ano, foram 47 atendimentos, número que subiu para 52 em agosto. Os municípios de Carandaí e Barbacena, no Campo das Vertentes, concentram os principais focos.
Orientações aos motoristas
Muitos incêndios ao longo das rodovias têm origem em ações humanas, como a queima de resíduos, o uso inadequado do fogo em áreas rurais ou o descarte de bitucas de cigarro e lixo na vegetação seca. Por isso, a EPR Via Mineira também reforça recomendações aos usuários:
- Não jogue lixo ou bitucas de cigarro na vegetação seca;
- Reduza a velocidade em trechos com fumaça;
- Mantenha os faróis acesos e nunca pare sobre a pista em caso de baixa visibilidade;
- Ao identificar qualquer sinal de fogo ou fumaça nas margens da estrada, acione a concessionária pelo 0800 003 1040, disponível 24 horas.
Leia também
Bombeiros registram 13 ocorrências de incêndio em vegetação em Juiz de Fora Carro estacionado pega fogo no bairro São Mateus em Juiz de Fora Acidentes e incêndio mobilizam Bombeiros em Juiz de Fora e Barbacena Carro colide contra muro e pega fogo na Avenida JK em Juiz de Fora Bombeiros controlam incêndio em vegetação em Juiz de Fora Incêndio causa desabamento de laje e danifica veículos em Juiz de Fora