Toda data comemorativa tem uma comida tradicional. Na
O chef especialista em panificação, Luiz Farias, explica que a massa da colomba pascal e do panetone são muito parecidas, porque a proporção de açúcar, manteiga, ovos e demais ingredientes são as mesmas. Porém, o aroma é a principal diferença. A colomba tem toque mais cítrico, de casca de laranja ou limão. Já o panetone tem aroma mais doce de baunilha.
Sobre o formato, é evidente a diferença entre os dois, e essa característica faz com que haja uma diferenciação no desenvolvimento da massa. A colomba tem forma de pomba, que para os católicos representa a ressurreição de Jesus Cristo. Já o panetone fica mais alto, pois tem a base da forma maior.
“O panetone exige um crescimento, um desenvolvimento mais alto de glúten. Ele cresce e tem que se sustentar, com toda a qualidade e quantidade de frutas e açúcar e manteiga. Ele sustenta essa massa e a fruta fica toda distribuída, mesmo sendo muito alta”, explica Farias.
Cobertura açucarada
Outra característica que difere as iguarias é a presença de uma cobertura de açúcar na colomba pascal. Segundo o chef Luiz, originalmente, em 1930 na Itália - onde a colomba foi criada - essa cobertura era feita com amêndoas. “É uma pasta de amêndoas, feita com clara de ovos,
Luiz afirma que a massa tanto do panetone quanto da colomba, se bem feitas, devem ser valorizadas, já que são massas de
“A colomba original não é feita com um fermento biológico, o fermento biológico resseca rápido o produto. O processo é feito com fermentação natural, é o que faz com que a massa seja úmida, tenha esse sabor e textura, especial”, elogia o chef.