Garantir um
A alta foi maior que o aumento dos preços de bens e serviços do período. Medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação bateu 7,56%. O crescimento é considerado expressivo, já que, entre 2023 e 2024, o preço médio dos ovos havia subido apenas 0,75%.
De acordo com o Gerente de Pesquisa da Fundação IPEAD/UFMG, Eduardo Antunes, o
“Um grande produtor do Cacau, que é a África Central, teve alguns problemas com a produção do ano passado, que reverberam agora neste período. (...) A produção brasileira também teve uma pequena queda em relação ao ano passado. O Brasil é um grande produtor de cacau e teve um pequeno problema também que acabou afetando a produção, consequentemente, a oferta do produto no mercado e elevando assim também os preços finais”, detalha Eduardo Antunes .
O produto teve um preço médio de R$ 60,98 em Belo Horizonte entre os 18 produtos analisados. Apesar da alta dos preços, a diferença entre os maiores e menores valores dos ovos encontrados no mercado foi bem menor que nos anos anteriores. A dispersão máxima encontrada em 2025 foi de 52,52%, enquanto no ano anterior foi de 80%.
Leia também:
Por que ovo na Páscoa? Conheça origem da tradição e receita para o domingo de Páscoa Quinta-feira ‘santa’ é feriado? Entenda quais dias da Semana Santa são feriados
Outros produtos
Os preços de outros produtos tradicionais da Semana Santa também apresentaram alta em relação a 2024. O maior aumento foi da sardinha em lata, que apresentou uma variação de 24,21%.
Já entre o
Para o levantamento, foram realizadas pesquisas de preços, entre os dias 10 e 31 de março, em estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte. Os comércios foram ouvidos de forma presencial e pela internet, para os estabelecimentos que possuem entrega na capital mineira.