Ouvindo...

‘Oscar do queijo': queijaria brasileira é a mais premiada do mundo

UltraCheese integra quatro marcas dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Goiás

Queijo “A Lenda” de Cruzília, em Minas Gerais

A UltraCheese, queijaria brasileira mais premiada no mundo, reforçou o título ao participar do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers 2025, considerado um “Oscar do queijo”, realizado entre os dias 12 e 16 de setembro, em Tours Loire Valley, na França.

A companhia levou 20 produtos ao concurso internacional das quatro marcas que integram a UltraCheese: Cruzília (MG), Lac Lélo (SC), Búfalo Dourado (SP) e Itacolomy (GO).

Ao todo, foram sete medalhas. Entre as elas, a companhia repetiu o título de melhor do mundo com o “Requeijão Cremoso” na categoria cremes de queijo. As criações exclusivas e autorais da marca Cruzília também receberam grande destaque, com duas medalhas de bronze, respectivamente para os queijos “A Lenda” e Azul de Minas e uma medalha de prata para a novidade “Brie Negro”, ainda não lançada no mercado nacional. Completam a lista de premiados com medalha de bronze, os queijos Emmental, Provolone e o lançamento Baby Gouda.

“É com imenso orgulho e alegria que celebramos nossa participação neste prestigiado concurso, um dos mais relevantes do mundo do setor, onde tivemos a honra de competir em diversas categorias. Essa experiência não apenas reforçou a riqueza do nosso portfólio, mas também confirmou, diante dos principais mestres queijeiros do mundo, a qualidade e dedicação que colocamos em cada detalhe do nosso trabalho”, comemorou Juliana Jensen, Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da UltraCheese.

“Oscar do queijo”

O Mondial du Fromage é um dos principais concursos de queijos no mundo, reunindo os mais renomados mestres queijeiros, pesquisadores e especialistas no segmento para avaliar as melhores criações do mundo inteiro. Além da competição, o evento conta com feira, degustações, encontros técnicos e palestras, funcionando como uma vitrine global para produtores, consumidores e especialistas. O Mondial du Fromage traz a chancela da Guilde Internationale des Fromagers e é viabilizado para participantes brasileiros por intermédio da SerTãoBras. A 7º edição reuniu queijos de diversos países do mundo, avaliados por jurados especialistas e experts na arte de produzir os melhores queijos do planeta.

Leia também

A UltraCheese contabiliza 25 medalhas especificamente no concurso francês, desde a sua primeira participação em 2017. No total ao longo de sua história, a UltraCheese detém 141 medalhas, destas 65 em concursos mundiais e 76 em concursos nacionais. Só em 2025 a companhia já conquistou 23 prêmios, com 8 medalhas em concursos mundiais e 15 em concursos nacionais.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde