Poder de compra do avicultor de postura frente ao milho é o menor desde março de 2022

Relação de troca com os principais insumos segue em queda em janeiro

Na comparação com o farelo de soja, o poder de compra do produtor também apresentou recuo

O poder de compra do avicultor de postura frente aos principais insumos da atividade, como milho e farelo de soja, segue em trajetória de queda em janeiro, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo o Centro de Pesquisas, a relação de troca entre os ovos e o milho recua desde setembro de 2025 e atingiu, em janeiro de 2026, o menor patamar real desde março de 2022.

Na comparação com o farelo de soja, o poder de compra do produtor também apresentou recuo pelo sétimo mês consecutivo, alcançando o nível mais baixo desde fevereiro de 2023, em termos reais.

Apesar das reações nos preços dos ovos no encerramento da primeira quinzena de janeiro, os levantamentos do Cepea indicam que a média mensal permanece abaixo da registrada em dezembro de 2025. No mesmo período de comparação, o milho se desvalorizou menos, enquanto o farelo de soja subiu.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...