Ouvindo...

Poder de compra do avicultor paulista cai e atinge menor nível desde janeiro

Recuo nos preços dos ovos pressiona relação de troca com milho e farelo de soja em outubro

Relação de troca, contudo, foi pressionada pela queda mais acentuada nas cotações dos ovos

Em outubro, o poder de compra do avicultor paulista frente ao milho e farelo de soja atingiu o menor patamar desde janeiro, em termos reais, segundo levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O cereal registrou leve valorização, enquanto os preços do derivado de soja recuaram no período.

A relação de troca, contudo, foi pressionada pela queda mais acentuada nas cotações dos ovos. Os preços dos ovos a retirar (FOB) em Bastos, principal polo produtor do estado de São Paulo, recuaram pelo segundo mês consecutivo, registrando, em outubro, o patamar mais baixo desde novembro/24 (IGP-DI set/25).

A média do produto branco foi de R$ 139,92/caixa com 30 dúzias no último mês, queda de 3,6% frente a setembro. A média mensal do produto vermelho, por sua vez, caiu 3,9%, a R$ 154,15/cx na mesma região.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.