Ouvindo...

Poder de compra de avicultores paulistas frente ao farelo de soja atinge recorde

Reação do preço do frango vivo e desvalorização do farelo favorecem produtores em outubro

Cenário é relacionado a forte reação das cotações do frango vivo no mercado interno

O poder de compra de avicultores de São Paulo em relação ao farelo de soja atingiu recorde em outubro, considerando toda a série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), iniciada em julho de 2004. Segundo o Centro de Pesquisas, o resultado evidencia a rápida recuperação do setor após o caso de gripe aviária registrado em maio deste ano em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

Cálculos do Cepea indicam que, em outubro, a venda de um quilo de frango vivo no estado permitiu adquirir 3,85 quilos de farelo. O volume é 10% maior que o registrado em setembro e 49,3% acima do observado em outubro do ano passado, em termos reais, considerando o deflacionamento pelo IGP-DI de setembro de 2025.

O cenário mais positivo para o produtor, segundo os especialistas, está relacionado à forte reação das cotações do frango vivo no mercado interno, que já operam em níveis pré-gripe aviária, e também à desvalorização do farelo de soja.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.