Ouvindo...

Recuperação das exportações impulsiona alta da carne de frango no Brasil

Cotações internas se aproximam dos níveis pré-gripe aviária com aquecimento do mercado doméstico e retomada das vendas externas

Os preços da carne de frango no Brasil estão próximos aos registrados antes da ocorrência da gripe aviária, em maio deste ano

Os preços da carne de frango seguem em alta e caminham para patamares próximos aos registrados antes da ocorrência da gripe aviária, em maio deste ano, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

De acordo com o Centro de Pesquisas, a recuperação das cotações internas está ligada à retomada dos embarques nacionais e ao aquecimento do mercado doméstico. Entre os países que haviam suspendido as compras do produto brasileiro, a China é a única que ainda não retomou as importações.

A União Europeia, por sua vez, anunciou a volta das aquisições na segunda quinzena de setembro, momento em que o setor começou a registrar reação nos preços, movimento que vem se sustentando desde então.

Colaboradores consultados pelo Cepea indicam tendência de manutenção de preços firmes para os produtos avícolas até o encerramento de 2025. Além da forte retomada das exportações, o aumento da demanda doméstica, impulsionada pelo maior valor pago por aves natalinas no período festivo, reforça essa expectativa.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.