Uma fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu mais de 21 toneladas de café torrado e moído em Curitiba. O produto, adquirido por meio de compras públicas, apresentava graves irregularidades, incluindo lotes considerados impróprios para o consumo humano.
Realizada no início deste mês, a ação recolheu embalagens de 500 gramas de diversos lotes, incluindo um já condenado por laudo laboratorial que o classificou como impróprio para consumo. Os demais permanecem apreendidos até a conclusão das análises.
‘Café fake’ é lixo! Saiba o que tem na bebida mais barata e ilegal Azeite, vinho e café: veja lista dos alimentos mais fraudados no Brasil em 2025
Em ação similar, desta vez em um órgão público federal em Curitiba, foram apreendidos mais de 1.500 pacotes de café torrado e moído de 500 g, com laudos confirmando a fraude. Nesses lotes, o teor de impurezas ultrapassou em mais de sete vezes o limite legal. Os produtos serão encaminhados para destruição.
Somente em 2025, o estado do Paraná já soma 40 toneladas de café apreendido — o equivalente a 80 mil pacotes de 500g.
A ação representa a retirada do mercado de aproximadamente 3,2 milhões de xícaras de café de baixa qualidade, resultado direto do trabalho do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SIPOV-PR), que vem intensificando esforços para coibir fraudes e proteger o consumidor.