Ouvindo...

China suspende importação de carne de frango do Brasil após casos de gripe aviária

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e maior fornecedor do produto para a China

O Brasil ocupa a posição de principal fornecedor de carne de frango para o mercado chinês.

A China barrou toda a importação de carne de frango e derivados do Brasil devido ao aumento nos casos confirmados de gripe aviária no país.

A informação foi divulgada em um comunicado da Administração Geral de Alfândegas da China, que informou também que navios que chegarem ao país com resíduos animais e vegetais serão analisados pela supervisão aduaneira.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e o principal fornecedor do produto para a China.

China, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos estão entre os principais destinos das exportações de frango do Brasil.

Em 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 10 bilhões em carne de frango, representando aproximadamente 35% do comércio global do produto.

Leia também

O primeiro caso de gripe aviária em uma granja avícola comercial no Brasil foi confirmado no dia 16 de maio, em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Na última terça-feira (27), o governo de Minas Gerais confirmou um caso de gripe aviária — Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) — em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O caso, no entanto, ocorreu em um sítio e, até o momento, não afetou a produção avícola no estado.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.