Ouvindo...

China suspende importação de carne de frango do Brasil após casos de gripe aviária

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e maior fornecedor do produto para a China

O Brasil ocupa a posição de principal fornecedor de carne de frango para o mercado chinês.

A China barrou toda a importação de carne de frango e derivados do Brasil devido ao aumento nos casos confirmados de gripe aviária no país.

A informação foi divulgada em um comunicado da Administração Geral de Alfândegas da China, que informou também que navios que chegarem ao país com resíduos animais e vegetais serão analisados pela supervisão aduaneira.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e o principal fornecedor do produto para a China.

China, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos estão entre os principais destinos das exportações de frango do Brasil.

Em 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 10 bilhões em carne de frango, representando aproximadamente 35% do comércio global do produto.

Leia também

O primeiro caso de gripe aviária em uma granja avícola comercial no Brasil foi confirmado no dia 16 de maio, em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Na última terça-feira (27), o governo de Minas Gerais confirmou um caso de gripe aviária — Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) — em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O caso, no entanto, ocorreu em um sítio e, até o momento, não afetou a produção avícola no estado.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.