Ouvindo...

Dia do café: especialistas dão dicas de harmonização e consumo

Café é um fruto delicado e diversificado que combina com pães, frutas, drinks e até com comidas salgadas

Café tem data especial no calendário: 14 de abril

Com cheiro e sabor inconfundíveis, o café é uma das bebidas mais consumidas do mundo, tem uma legião de fãs e data especial no calendário. Hoje, dia 14 de abril, é celebrado o dia mundial do café, um fruto muito versátil que combina com leite, chocolate e caramelo. E até com frutas cítricas e sal!

Apesar de ser amplamente consumido no café da manhã ou após o almoço, o café pode ser ingrediente para sobremesas, drinks e até em macarrão e carne. O barista e professor de gastronomia do Senac, Adriano Hirsch, em entrevista à Itatiaia, afirma que gastronomia acompanha essa tendência de diferentes formas de consumo.

“Tem um monte de gente trabalhando com receitas de café, e notamos essa mudança de gosto, esse entendimento melhor sobre os bons cafés. Por exemplo, um restaurante aqui em BH servia filé mignon com molho de pimenta do reino. Hoje ele pode ser feito com café. As sorveterias e as cafeterias clássicas também estão bombando. O café é um mundo novo”, exemplifica Hirsch.

Adriano também tem receita salgada usando café. Além de barista, ele dá aulas de gastronomia com foco em cozinha criativa e conta que já ensinou aos alunos um macarrão com café e molho branco. Nesse caso, o café entra como uma espécie de corante para a massa, a deixando amarronzada e saborizada. Para acompanhar o macarrão, o molho ideal é o bechamel - o famoso molho branco - que contrasta com a cor da massa.

Para quem quiser inovar com receitas de café, o professor disponibilizou uma receita de pudim de café, que é fácil e ideal para surpreender a família nos almoços de final de semana. Confira a receita no final da reportagem.

Leia também:
Qual o diferencial das massas de fermentação natural? Especialista explica processo e dá dicas para uma receita de sucesso
Café, vinho, arte e comida: ateliê gastronômico promete experiência única em BH

Frutas

Para além de uma bebida matinal, o café também pode ser ingrediente para bons drinks. Há clássicos mais conhecidos, como o “café irlandês”- que é um café com uísque irlandês, açúcar e chantilly - mas a combinação da bebida com frutas cítricas também tem encantado os paladares.

O barista, mestre de torra e criador de conteúdo Felipe Brazza conta que faz drinks combinando o café com frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi e maracujá. “As frutas cítricas se dão melhor com café porque se você usar um café que tem uma acidez mais acentuada, fica uma uma uma harmonização por semelhança, combina a acidez do café com a acidez da fruta”, explica Brazza.

Adriano Hirsch também aposta nessa harmonização do café com as frutas. Segundo ele, como o café é um fruto muito delicado e tem notas sensoriais muito específicas, por isso, com diferentes tipos de café dá para se fazer novas combinações.

“Uma combinação pouco costumeira, mas que fica super legal, é café e kiwi. É diferente por causa da acidez do café e da delicadeza do kiwi. Outra pouco comum e muito boa é com pitaia”, lembra.

“Salgando” o café

Que o pão de queijo é perfeito com café, todo mineiro sabe, mas há outros alimentos salgados que “casam” bem com o cafezinho. Por exemplo, em uma sessão de filmes com pipoca, que tal trocar o suco ou refrigerante por café? O barista Felipe Brazza garante que a combinação, apesar de incomum, funciona.

“Uma caneca de café coado e um balde de pipoca, você vai ter uma sensação de sabor muito melhor do que se fosse um suco! É delicioso, já experimentei várias vezes”, relata.

Segundo Brazza, essa “mistura” funciona porque o sal, de maneira geral, neutraliza o amargor das comidas, por isso, a pipoca salgada e o café formam uma boa dupla.

Receita do pudim de café

Ingredientes do pudim:

  • Duas latas de leite condensado
  • Uma lata de leite
  • Uma lata de café coado forte (um bom café)
  • 4 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 10 gotas de extrato de baunilha (opcional)

Modo de preparo:

Misturar bem todos os ingredientes com fouet ou bater no liquidificador. Deixar descansar por 15 minutos, remover a espuma. Colocar em uma forma para pudim, por cima da calda.

Ingredientes da calda:

  • 350g açúcar
  • 50g Glucose de milho (opcional)
  • 50g água

Modo de preparo da calda: Misturar todos os ingredientes em uma panela até obter uma mistura homogênea. Levar ao fogo, mexendo delicadamente até que forme o caramelo. Observação: Pode substituir a água por café coado, se quiser a calda com sabor de café.
Colocar a calda no fundo da forma de pudim, espere esfriar, coloque o pudim por cima, depois levar para o forno pré-aquecido o forno por 30 minutos.
Assar a 160 graus, coberto com papel e alumínio por 1h30. Quando desenformar, a calda fica por cima e o pudim por baixo.

*estagiária sob supervisão de Lucas Borges

Leia também

Graduanda em Jornalismo pela PUC Minas. Interessada por redes sociais e editorias de cultura, entretenimento e cidades. Atualmente está na editoria de Redes Sociais.