O porta-voz do Exército de Israel, Rafael Rozenszajn disse que a retirada israelense de Gaza em 2005 cirou o ‘maior foco de terror do mundo’ ao comentar sobre a possibilidade de criação de um Estado palestino. A declaração foi concedida à repórter e colunista da Itatiaia, Edilene Lopes, nesta quinta-feira (18).
Questionado sobre a discussão da criação de um Estado Nacional para a Palestina na 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), prevista para a próxima semana em Nova York, ele relatou não poder comentar o evento devido a sua filiação militar. Ainda assim, Rozenszajn externou sua ideia sobre a atuação palestina na região.
“É uma questão que tem um viés político muito forte. Logicamente, eu não posso responder essa questão, mas eu vou te dizer o seguinte: em 2005, Israel deixou a Faixa de Gaza, nós entregamos a Faixa de Gaza para a Autoridade Palestina. E o que recebemos nesses 18 anos que o Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza? Recebemos 30 mil foguetes, 500 quilômetros de túneis subterrâneos, o
Veja a entrevista completa:
Rozenszajn também defendeu que não há um genocídio em curso em Gaza. Para o israelense, autoridades palestinos
Na última terça-feira (16), um relatório independente encomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU)