A Nasa lançou quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional ISS (sigla em inglês) nesta sexta-feira (13). A equipe da “Crew 12" é a mais recente a partir em uma expedição de pesquisa para o laboratório orbital.
A tripulação da agência espacial americana decolou por volta das 5h15, horário local (7h15 no horário de Brasília), a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa de Elon Musk, do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, de acordo com uma transmissão de vídeo da Nasa.
Os astronautas substituirão uma tripulação que
O lançamento, que ocorreu antes do amanhecer (confira o vídeo abaixo, começa em 1:56), foi adiado em dois dias devido a previsões meteorológicas adversas na costa leste dos EUA, incluindo ventos fortes que poderiam ter complicado quaisquer manobras de emergência. A previsão é de que os astronautas cheguem à ISS por volta das 17h15, horário de Brasília, de sábado (14).
A Crew-12 é composta pelos americanos Jessica Meir e Jack Hathaway, pela astronauta francesa Sophie Adenot e pelo cosmonauta russo Andrey Fedyaev.
“Deixamos a Terra, mas a Terra não nos deixou”, disse Meir enquanto os astronautas partiam para o espaço. “Quando contemplamos nosso planeta do alto, fica imediatamente claro que tudo está interligado. Somos uma só humanidade.”
A ISS, um laboratório científico que orbita a 400 quilômetros (250 milhas) acima da Terra, tem sido operada desde então por uma tripulação reduzida de três pessoas. Assim que os astronautas chegarem, eles serão uma das últimas tripulações a viver a bordo da estação espacial, que tem o tamanho de um campo de futebol.
Habitada continuamente durante o último quarto de século, a Estação Espacial Internacional, já em idade avançada, está programada para ser colocada em órbita da Terra antes de colidir com um ponto isolado no Oceano Pacífico em 2030.
*Com informações da AFP
(Sob supervisão de Alex Araújo)