Vídeo: Nasa e Space X, de Elon Musk, lançam astronautas em missão na ISS

Operação pode ser a última a ocupar a Estação Internacional, que deve retornar à órbita terrestre em 2030

Nave da NASA com empresa do Elon Musk teve decolagem bem sucedida

A Nasa lançou quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional ISS (sigla em inglês) nesta sexta-feira (13). A equipe da “Crew 12" é a mais recente a partir em uma expedição de pesquisa para o laboratório orbital.

A tripulação da agência espacial americana decolou por volta das 5h15, horário local (7h15 no horário de Brasília), a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa de Elon Musk, do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, de acordo com uma transmissão de vídeo da Nasa.

Os astronautas substituirão uma tripulação que retornou da estação mais cedo devido a um problema médico com um de seus membros.

O lançamento, que ocorreu antes do amanhecer (confira o vídeo abaixo, começa em 1:56), foi adiado em dois dias devido a previsões meteorológicas adversas na costa leste dos EUA, incluindo ventos fortes que poderiam ter complicado quaisquer manobras de emergência. A previsão é de que os astronautas cheguem à ISS por volta das 17h15, horário de Brasília, de sábado (14).

A Crew-12 é composta pelos americanos Jessica Meir e Jack Hathaway, pela astronauta francesa Sophie Adenot e pelo cosmonauta russo Andrey Fedyaev.

“Deixamos a Terra, mas a Terra não nos deixou”, disse Meir enquanto os astronautas partiam para o espaço. “Quando contemplamos nosso planeta do alto, fica imediatamente claro que tudo está interligado. Somos uma só humanidade.”

A ISS, um laboratório científico que orbita a 400 quilômetros (250 milhas) acima da Terra, tem sido operada desde então por uma tripulação reduzida de três pessoas. Assim que os astronautas chegarem, eles serão uma das últimas tripulações a viver a bordo da estação espacial, que tem o tamanho de um campo de futebol.

Habitada continuamente durante o último quarto de século, a Estação Espacial Internacional, já em idade avançada, está programada para ser colocada em órbita da Terra antes de colidir com um ponto isolado no Oceano Pacífico em 2030.

*Com informações da AFP

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...