EUA: pesquisa aponta que maioria dos norte-americanos são contra operações do ICE

Maioria dos eleitores avalia que ações anti-imigratórias foram ‘longe demais'; dados expõem polarização dos Estados Unidos

Manifestantes entram em combate com a polícia durante protesto nos EUA

Mais de 60% dos eleitores dos Estados Unidos são contra as operações que estão sendo realizadas pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês). O número faz parte de uma pesquisa divulgada pela AP-NORC, nesta quinta-feira (12).

Os entrevistados que são contra as ações do ICE afirmaram que o presidente Donald Trump “foi longe demais” com a repressão aos imigrantes em várias cidades dos EUA. Minneapolis, no Meio-Oeste do país, foi a cidade que mais recebeu ações, resultando na morte de dois cidadãos estadunidenses.

A pesquisa expõe a polarização do país, registrando números iguais entre pessoas com o espectro político diferente:

  • 30% acreditam que os republicanos lidam melhor com a questão da imigração;
  • 30% acham que os democratas iriam cuidar melhor da situação;
  • 30% acreditam que nenhum dos dois partidos soube lidar da questão;
  • 10% afirmam que ambos os partidos lidaram com os imigrantes igualmente bem.

Fim de operação especial do ICE em Minnesota

O czar da fronteira do presidente dos EUA, Tom Homan, disse, nesta quinta-feira (12), que a operação especial do ICE contra imigrantes em Minnesota será “concluída” em breve.

Milhares de agentes federais chegaram ao estado, em dezembro do ano passado, para realizar grandes fiscalizações contra imigrantes em situação irregular. As operações violentas do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE na sigla em inglês), resultaram na morte de dois cidadãos estadunidenses.

Em coletiva de imprensa, Tom Homan sugeriu que as operações poderiam ocorrer em outra cidade. “Na próxima semana, vamos deslocar os agentes que estão aqui de volta aos seus locais de origem, ou para outras áreas do país onde sejam necessários. Mas vamos continuar fazendo com que as leis de imigração sejam cumpridas”, disse.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...