Rússia bloqueia WhatsApp e outros aplicativos por suposto descumprimento de regras

Autoridades alegam que os aplicativos se recusaram a armazenar os dados dos usuários russos no país

Meta controla o Instagram, Facebook e WhatsApp

A Rússia bloqueou o WhatsApp e outros aplicativos da Meta, como Facebook e Instagram, nesta quarta-feira (11). Segundo o Kremlin, a decisão foi tomada devido à recusa da Meta em “cumprir as normas e a lei russa”, informou o porta-voz Dmitry Peskov à BBC.

Peskov afirmou, ainda, que a Meta poderia retomar as operações no país se “cumprir a lei e dialogar”. Já o WhatsApp informou que a medida do governo russo visa forçar mais de 100 milhões de usuários a migrarem para um aplicativo de vigilância estatal.

O porta-voz russo, em resposta à acusação do WhatsApp, afirmou que o “mensageiro nacional é uma alternativa disponível”.

Leia também

O Telegram também teve seu acesso restringido pela Roskomnadzor, agência reguladora de internet russa. O governo alegou falta de segurança no aplicativo, muito utilizado pelos russos.

Autoridades alegam que os dois aplicativos de mensagens se recusaram a armazenar os dados dos usuários russos no país, algo exigido por lei. Elas dizem, ainda, que o WhatsApp é um dos principais serviços usados para golpes.

Segundo o projeto de direitos digitais Na Svyazi (Em Cotato), mais de 13 recursos populares estão ausentes do Sistema Nacional de Nomes de Domínio, incluindo apps como YouTube e Facebook e aplicativos de notícias como BBC e Deutsche Welle.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...