‘Perturbador’, diz estudante sobre pior ataque a escola no Canadá em 40 anos
Mulher invadiu escola em cidade remota do país e matou ao menos nove pessoas durante atentado

Dois tiroteios ocorreram nessa terça-feira (10) em uma escola de ensino médio em Tumbler Ridge, na província da Colúmbia Britânica, no Canadá. Seis pessoas foram encontradas mortas na unidade escolar, uma outra morreu a caminho do hospital e duas vítimas foram identificadas em uma casa que pode estar ligada ao ataque. Outras 25 pessoas foram feridas e levadas a hospitais da região.
O ataque é considerado o pior no Canadá em quase quatro décadas, após uma invasão a um colégio em Montreal em 1989 que matou 14 mulheres na École Polytechnique.
O aluno Darian Quist contou à rádio canadense CBC, afiliada da CNN, que, quando o alarme tocou, imaginaram a princípio ser uma simulação. Ao perceber que não, “pegamos mesas e bloqueamos as portas” para proteção do atentado.
Enquanto estavam com as portas fechadas, Darian diz que recebia fotos “perturbadoras” do “que realmente estava acontecendo” em outras partes da escola, “mostrando sangue e coisas do tipo”:
A barricada foi desmontada apenas quando a polícia chegou para escoltar os estudantes para fora do prédio.
Em um alerta de emergência enviado aos celulares dos moradores durante a terça-feira, as autoridades descreveram a suspeita do tiroteio como uma mulher de cabelos castanhos vestindo um vestido, segundo a CBC News. A polícia afirmou saber a identidade da suspeita, mas não forneceu mais detalhes.
"Estamos seguindo todas as pistas para tentar determinar a ligação com a atiradora", disse o porta-voz da polícia local.
A ministra da Segurança Pública da Colúmbia Britânica, Nina Krieger, pronunciou-se sobre o caso nas redes sociais. “Nossos pensamentos estão com todas as pessoas de Tumbler Ridge. Conversei com o prefeito e com o deputado local, e estamos oferecendo à RCMP toda a assistência adicional de que precisarem”, afirmou em um comunicado no X, antigo Twitter.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, cancelou uma viagem à Conferência de Segurança de Munique após o ataque e disse estar devastado com a notícia. "Minhas orações e mais profundas condolências estão com as famílias e amigos que perderam entes queridos nesses atos horríveis de violência", disse Carney em uma publicação nas redes sociais.
Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.



