O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou ter escapado de uma tentativa de assassinato nessa terça-feira (10). Segundo ele, um novo “conselho de tráfico de drogas”, dissidente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), deseja a sua morte desde que assumiu o poder em 2022.
“Tenho que confessar que vou me mudar em dois dias, estou fugindo da morte”, disse Petro, durante uma reunião com ministros transmitida na internet.
“Foi por isso que não consegui chegar aqui ontem à noite; não consegui pousar onde deveríamos. Eles não acenderam as luzes [do heliporto]. E também não pousei esta manhã, porque fiquei com medo de que atirassem no helicóptero, com meus filhos dentro”, completou, em referência ao departamento de Córdoba, no Caribe colombiano.
Participam do suposto grupo narcotraficantes que vivem no exterior e guerrilheiros como Iván Mordisco, os criminosos mais procurados do país e líder da maior dissidência da antiga Farc, que firmou o acordo de paz de 2016.
A Colômbia tem uma longa lista de dirigentes de esquerda assassinados, incluindo candidatos presidenciais. Petro, o primeiro presidente de esquerda na história do país, denunciou em 2024 outra suposta tentativa de assassinato, que o impediu de assistir a um desfile militar em 20 de julho daquele ano.
Historicamente, a Colômbia associa o campo político da esquerda ao medo e às guerrilhas que tomaram conta do país. Gustavo Petro foi integrante da extinta guerrilha M-19 e senador do país por quatro anos.
Senadora é sequestrada na Colômbia
Ainda durante essa terça-feira, o ministro da Defesa do país, Pedro Sanchez, disse que a senadora indígena Aida Quilcué, próxima a Petro, foi sequestrada junto com seus guarda-costas, no departamento de Cauca. Ela foi libertada horas depois.
Sua equipe de trabalho informou na rede social X, antigo Twitter, que um grupo de indígenas a resgatou em uma “ação rápida”, em um país onde as autoridades dos povos originários por vezes enfrentam grupos rebeldes. A caminhonete em que ela viajava junto com seus escoltas havia sido abandonada em uma estrada.
Pedro Sánchez assegurou que a parlamentar e os integrantes de seu esquema de segurança “estão bem”. O Exército divulgou imagens que mostram a senadora entrando em um tanque enquanto chorava após o resgate.
(Sob supervisão de Alex Araújo)