EUA autorizam licenças para exploração de petróleo e gás na Venezuela

Medidas que suavizam as sanções econômicas ao país sul-americano foram anunciadas pelo Departamento do Tesouro nesta terça (10)

EUA autorizam licenças para exploração de petróleo e gás na Venezuela

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (10) a autorização de licenças que visam contribuir para “a exploração, o desenvolvimento e a produção de petróleo e gás” na Venezuela.

Os EUA voltarão a fornecer equipamentos ao setor petrolífero venezuelano. Além disso, foram autorizados o frete de navios e algumas operações portuárias e aeroportuárias.

Também foram permitidas transações com o governo da Venezuela e a empresa estatal PDVSA. As medidas representam uma suavização das sanções econômicas contra o país sul-americano.

Um mês da captura de Maduro

Nicolás Maduro foi capturado por autoridades dos Estados Unidos há um mês. Ele e a esposa, Cília Flores, estão mantidos sob custódia no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, por acusações de tráfico de drogas.

Com a ascensão de Delcy Rodríguez como presidente interina, um canal de comunicação foi rapidamente estabelecido entre ambos os governos para permitir que o petróleo venezuelano saísse sem restrições, prioritariamente para os EUA.

A Venezuela possui cerca de um quinto das reservas mundiais de petróleo e, em um determinado momento, foi um dos principais fornecedores de petróleo bruto para os Estados Unidos.

Com informações de AFP

Leia também

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ouvindo...