As fortes nevascas que atingem o Japão há quase três semanas deixaram 46 mortos e 558 feridos, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pela Agência de Gestão de Incêndios e Desastres.
As tempestades de neve contínuas desde o fim de janeiro soterraram comunidades no Norte e provocaram caos no trânsito, em particular ao longo da costa do Mar do Japão.
Segundo a polícia e as autoridades locais, muitos acidentes ocorreram quando a neve acumulada nos telhados caiu sobre moradores ou quando as pessoas escorregaram ao tentar removê-la.
Na cidade de Aomori, no Norte do arquipélago, os moradores enfrentam 1,3 metro de neve, segundo a Agência Meteorológica do Japão.
No último apontamento feito na semana passada, 30 mortes haviam sido provocadas. Entre as vítimas, estão uma mulher de 91 anos que foi encontrada sob três metros de neve diante da residência dela. No momento, camadas de 4,5 metros de neve atingiam o município.
O governador de Aomori, Soichiro Miyashita, disse que pediu a ajuda do Exército japonês para resolver a situação. A primeira-ministra, Sanae Takaichi, realizou uma reunião especial do gabinete e pediu aos ministros que façam todo o possível para evitar mortes e acidentes.
*Com informações da AFP
(Sob supervisão de Alex Araújo)