O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou estar devastado pelo
Em resposta ao atque, o premiê adiou um anúncio planejado para esta quarta-feira (11), sobre uma nova Estratégia Industrial de Defesa, em Halifax, na costa leste do país. Um porta-voz também divulgou que Carney suspendeu uma viagem planejada para a conferência de segurança em Munique, na Alemanha.
“Me uno aos canadenses no luto por aqueles cujas vidas foram irreversivelmente alteradas, e em gratidão pela coragem e altruísmo dos socorristas que arriscaram suas vidas para proteger seus cidadãos”, disse Carney.
O premiê descreveu o ataque como um “ato de violência horrível.” A Polícia Montada Real Canadense (RCMP) ainda investiga a motivação do crime. Seis vítimas foram encontradas mortas dentro da escola, enquanto outras duas foram encontradas em uma residência que, segundo os investigadores tem ligação com o ataque.
Leia mais:
Presidente da Colômbia escapa de assassinato em onda de violência Mãe de apresentadora de TV desaparecida: FBI divulga imagem de suspeito EUA autorizam licenças para exploração de petróleo e gás na Venezuela
Duas pessoas foram levadas de helicóptero para unidades de saúde com ferimentos graves, enquanto 25 vítimas com ferimentos leves receberam atendimetno em um centro médico local. Ainda não se sabe quantas das vítimas eram crianças ou qual era a possível ligação delas com a autora do ataque.
“Nossa capacidade de nos unirmos em momentos de crise é o que há de melhor em nosso país, nossa empatia, nossa união e nossa compaixão pelos outros”, comentou o primeiro-ministro acrescentando que o governo canadense “está ao lado de todos os habitantes da Colúmbia Britânia neste momento de terrível tragédia.”
* Com informações da CNN Brasil