Governo Trump diz que ‘neutralizou drones de narcotraficantes’ do México

Incidente motivou o fechamento provisório de aeroporto no Texas; presidente mexicana afirma não ter conhecimento de

Estados Unidos e México

Os Estados Unidos anunciaram que interceptaram e neutralizaram drones de cartéis mexicanos nesta quarta-feira (11). O incidente teria motivado o fechamento provisório do aeroporto de El Paso, no Texas, que faz fronteira com o México.

A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Pentágogo “reagiram rapidamente para enfrentar uma incursão de drones pertencentes a um cartel”, declarou o secretário de Transportes Sean Duffy em uma rede social. “A aemaça foi neutralizada e não existe qualquer perigo para o tráfego comercial na região”, acrescentou.

Por outro lado, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, assegurou que não tinha “nenhuma informação” sobre o uso de drones na fronteira com os Estados Unidos e anunciou que o motivo do fechamento do espaço aéreo no Texas será investigado.

A FAA havia anunciado, na madrugada desta quarta (11), o fechamento do aeroporto de El Paso, um dos mais importantes do sul dos Estados Unidos, por dez dias, sendo uma medida excepcional. Todas as companhias aéreas tiveram que suspender os voos de El Paso para a cidade mexicana Ciudad Juárez.

Leia mais:

Horas depois, os voos foram retomados. “O fechamento temporário do espaço aéreo sobre El Paso foi suspenso. A aviação comercial não está ameaçada. Todos os voos retomam sua operação normal”, declarou a FAA em uma rede social.

O aeroporto de El Paso recebeu 3,49 milhões de passageiros durante os 11 primeiros meses de 2025. As principais companhias aéreas americanas, entre elas Southwest, Delta, United e American, atendem essa importante cidade do sul do país.

Os EUA e México mantêm uma cooperação contra o narcotráfico, mas o presidente norte-americano, Donald Trump, já afirmou que não descarta algum tipo de ação militar ao sul da fronteira entre os países.

Enquanto isso, o governo mexicano entregou dezenas de chefes e integrantes de cartéis à Justiça estadunidense e afirma ter aumentado as apreensões de fentanil - droga que causa problemas de saúde nos Estados Unidos.

* Com informações da AFP

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...