Brasileiros que pretendem viajar ao México passam a contar, a partir desta quinta-feira (5), com uma mudança importante na entrada no país. Entra em vigor a exigência apenas do visto eletrônico, o chamado e-Visa, medida que simplifica o processo para turistas e também para quem planeja acompanhar a Copa do Mundo de 2026 no país.
A nova regra vale para viagens a turismo, negócios e também para passageiros em conexão em território mexicano. O visto eletrônico não autoriza a realização de atividades remuneradas.
Entenda a mudança
Brasil e México mantiveram, por quase 20 anos, um acordo de isenção de vistos para viagens de turismo e negócios. Em 2021, no entanto, o governo mexicano voltou a exigir o documento após identificar aumento de brasileiros entrando no país com finalidades diferentes das permitidas.
Naquele período, a exigência começou com o visto eletrônico, mas, em agosto de 2022, passou a ser obrigatória a solicitação presencial em consulados, o que tornou o processo mais burocrático. Ainda assim, brasileiros com visto válido dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido ou de países do
Desde então, era necessário comparecer presencialmente à embaixada do México, em Brasília, ou aos consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro. O custo do visto físico era de 54 dólares, cerca de R$ 280.
Agora, com o retorno do e-Visa, o governo mexicano afirma que o objetivo é facilitar a mobilidade internacional, incentivar o turismo e os negócios e reforçar a relação bilateral com o Brasil.
Como vai funcionar o e-Visa
O visto eletrônico será exigido para:
- viagens a turismo;
- viagens a negócios;
- passageiros em trânsito pelo México.
Continuam isentos do visto mexicano os brasileiros que possuam visto válido dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido ou de países do Espaço Schengen.
Até o momento, o governo do México ainda não divulgou a plataforma oficial para a solicitação do e-Visa. Segundo o consulado mexicano no Brasil, as informações detalhadas sobre o procedimento devem ser publicadas nos próximos dias no site oficial do governo.
Companhias aéreas orientam passageiros
Em comunicado, a LATAM informou que vistos físicos emitidos antes de 5 de fevereiro de 2026 continuam válidos até a data de expiração, sem necessidade de solicitar o visto eletrônico.
A empresa também orienta que os viajantes apresentem no aeroporto um passaporte válido e o comprovante do e-Visa com QR Code, que poderá ser exibido tanto impresso quanto em formato digital.