Cerca de 70% dos turistas argentinos que viajaram ao Brasil já utilizam o Pix como principal forma de pagamento durante a estadia. O dado aparece em uma pesquisa do Mercado Pago, realizada às vésperas do
Segundo o levantamento, sete em cada dez argentinos afirmaram ter usado o Pix em todas as compras feitas durante a viagem. A avaliação da ferramenta também é amplamente positiva: 96% consideram o sistema simples de usar e 95% dizem confiar na segurança do meio de pagamento.
Entre as vantagens mais citadas estão a comodidade de não precisar carregar dinheiro em espécie ou cartões, apontada por cerca de 80% dos entrevistados. Outros benefícios destacados foram a possibilidade de evitar casas de câmbio (73%) e o uso da mesma conta digital já utilizada na Argentina (72%), o que reduz burocracias e custos.
O Pix também aparece como aliado no planejamento financeiro da viagem. Metade dos turistas ouvidos afirma que o sistema ajuda a controlar melhor os gastos, especialmente em um cenário de variação cambial e maior flexibilidade de consumo.
O uso do meio de pagamento se distribui por diferentes etapas da experiência turística. Supermercados e mercearias concentram 80% das transações, seguidos por restaurantes (73%) e por praias, feiras e pequenos comércios (75%). Além disso, 37% dos entrevistados relataram utilizar o Pix para despesas com lazer e entretenimento, como passeios, excursões e ingressos.
A pesquisa foi realizada na primeira quinzena de janeiro e ouviu 831 clientes do Mercado Pago na Argentina que utilizaram o Pix durante viagens ao Brasil.