A IA do WhatsApp é integrada ao aplicativo de mensagens. Ela responde a perguntas e pode realizar diversas tarefas. No entanto, muitas pessoas preferem removê-la de seus dispositivos. É possível fazer isso? Vale a pena?
A Meta AI gera controvérsias sobre sua confiabilidade e utilidade. Enquanto alguns usuários a incorporam em seu dia a dia, outros buscam desativá-la, seja por desinteresse, por não querer essa função em seu celular, ou por medo de possíveis riscos de segurança. Na Argentina, não é possível desinstalá-la completamente, mas é possível reduzir sua presença no aplicativo.
Os motivos para querer dispensar essa ferramenta variam: desde dúvidas sobre uma suposta intrusão — que a empresa nega —, erros nas respostas que ela pode dar, até a simples preferência por uma versão mais simples do WhatsApp. Para quem não a utiliza e nem tem a intenção de fazê-lo, é mais confortável não tê-la visível.
Como desativar o botão da Meta AI no WhatsApp
O ícone azul da Meta AI costuma ser incômodo para alguns, que buscam uma maneira de removê-lo da lista de conversas. Embora a remoção completa não seja possível na Argentina — ao contrário do que acontece na Europa —, existem passos para minimizar sua presença:
Dessa forma, a Meta AI deixará de aparecer entre os contatos ou nas conversas ativas. Se em algum momento o usuário desejar voltar a interagir com a ferramenta, basta buscá-la na lista de contatos ou iniciar uma nova conversa a partir do ícone da barra de pesquisa.
A Meta AI é segura?
Em relação à privacidade, o próprio assistente garante que as conversas são seguras. Conforme ele explica:
Os mensagens são confidenciais e não são compartilhadas com terceiros.
Não armazena conversas anteriores: cada interação é independente.
Não acessa outras conversas ou bate-papos com outros contatos.
Não escuta o usuário nem tem acesso ao microfone.
As mensagens são criptografadas, de modo que apenas o usuário e a IA podem vê-las.
“Meu objetivo é fornecer informações e assistência de maneira segura e respeitosa com a sua privacidade”, resume a Meta AI.