Ouvindo...

Caminhar 30 minutos por dia acelera perda de gordura em até 33%, aponta estudo

Pesquisa mostra que incluir caminhadas moderadas a uma dieta restrita potencializa emagrecimento e melhora sensibilidade à insulina

Para os pesquisadores, a mensagem é clara: caminhar é uma estratégia simples, acessível e eficaz

A obesidade e o sobrepeso continuam sendo grandes desafios de saúde pública, associados ao risco elevado de doenças metabólicas como resistência à insulina, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares. Mas uma forma simples e acessível de exercício pode fazer a diferença: caminhar. Sem necessidade de equipamentos caros ou academia, bastam um bom par de tênis e 30 minutos diários para colher benefícios.

Um ensaio clínico randomizado, conduzido por 12 semanas, avaliou o impacto da caminhada moderada combinada a uma dieta com restrição calórica em adultos com sobrepeso e obesidade. Os resultados são expressivos: a introdução da caminhada aumentou a perda de gordura corporal em 33%.

Leia também

Os participantes foram divididos em dois grupos: um seguiu apenas a dieta, enquanto o outro adicionou cerca de 2h30 de caminhada por semana. No fim do estudo, o grupo dieta + caminhada perdeu, em média, 6,4 kg de massa gorda, enquanto o grupo apenas com dieta perdeu 4,8 kg.

Os benefícios não pararam por aí. O grupo dieta mais caminhada apresentou melhora significativa nas concentrações de insulina e na resistência insulínica, medidos pelo índice HOMA-IR. Esses ganhos metabólicos não foram observados no grupo que fez apenas dieta, indicando que caminhar também ajuda a prevenir condições como diabetes tipo 2.

Para os pesquisadores, a mensagem é clara: caminhar é uma estratégia simples, acessível e eficaz. Uma caminhada de pelo menos 30 minutos na maioria dos dias já é suficiente para colher os benefícios, “com intensidade forte o bastante para permitir conversar, mas não cantar confortavelmente”. Atividades do dia a dia, como levar o cachorro para passear ou subir escadas, também contam.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.