Os exercícios abdominais são amados por muitos por supostamente diminuírem a barriga. Mas será mesmo que isso é verdade? Bom, segundo o professor Jose Carlos Farah, da Universidade de São Paulo, isso é um mito.
Para entender como funciona a perda de peso nessa região, é preciso saber que a função da musculatura abdominal é de sustentação dos órgãos internos, mantendo-os em seus devidos lugares, e de se contrapor à musculatura lombar, ajudando na manutenção da postura e alinhamento da coluna vertebral.
Além disso, a perda de gordura na região abdominal é mais complicado. Por mais que faça exercícios focados no abdômen, a perda de gordura age de forma global. Abdominais ajudam a aumentar a força e resistência da musculatura e, com o tempo, pode diminuir o depósito de gordura na região.
Exercícios físicos à noite; impactos no sono e saúde Fazer exercícios à noite atrapalha o sono? Pesquisa responde Quais são os melhores exercícios para emagrecer em casa?
Para o professor, fazer abdominais para perder gordura abdominal não é o correto, já que, na maioria das vezes, quem quer perder esse tipo de gordura tem desequilíbrio entre massa magra e gorda. O ideal é combinar exercícios aeróbios, como caminhar, correr, nadar, remar, entre outros, e musculação ou calistenia, para equilibrar as massas gorda e magra.
“Nosso corpo não funciona de forma estanque, é um conjunto de sistemas que se interagem, formando um todo em equilíbrio. A importância de fazer exercícios abdominais está em tonificá-los, torná-los resistentes e fortes, para que cumpram sua principal função, que é estabilizar a coluna. Exercícios que trabalham o core, que é toda a região abdominal e lombar, são excelentes para esse fim”, explicou o professor.