UFMG realiza ação gratuita de saúde masculina nesta quarta-feira (26)

‘Blitz da saúde’ oferece serviços de prevenção, orientação e testes rápidos ao lado do Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte

Escola de Enfermagem da UFMG realiza blitz sobre saúde do homem na região hospitalar

A Escola de Enfermagem da UFMG realiza, nesta quarta-feira (26), a 5ª edição da Blitz Saúde do Homem. A ação reforça a importância dos cuidados integrais e da prevenção, com foco no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O evento ocorre ao lado do Hospital das Clínicas da universidade, na Avenida Alfredo Balena, na região hospitalar de Belo Horizonte.

Cerca de 30 profissionais estarão no local para orientar a população sobre acompanhamento médico regular, realização de exames preventivos e adoção de hábitos saudáveis.

David Cameron, ex-primeiro-ministro britânico passa por tratamento contra o câncer, diz jornal

A blitz é organizada pela Escola de Enfermagem por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Homem (NEPISH) e da startup IUProst®. A iniciativa tem parceria do Hospital das Clínicas, da Prefeitura de Belo Horizonte e do Instituto Lado a Lado pela Vida, criador da Campanha Novembro Azul no Brasil.

Serviços oferecidos

A população terá acesso gratuito a aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, cálculo de IMC e orientações nutricionais. Também serão oferecidas orientações sobre saúde masculina, auriculoterapia e testagem rápida para Infecções sexuais transmissíveis (ISTs).

Câncer de próstata no Brasil

O câncer de próstata é o tipo mais frequente entre homens no país e a segunda maior causa de morte pela doença nessa população. A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado ainda são desafios para o sistema público de saúde.

O Novembro Azul reforça a conscientização sobre o tema e amplia o debate sobre outras questões de saúde masculina, incentivando o autocuidado e o acompanhamento médico regular.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano, com aproximadamente 16 mil mortes. Quando identificado no início, o índice de cura chega a 90%.

Novembro azul: diagnóstico precoce do câncer de próstata tem 90% de chance de cura

Dados do IBGE mostram que a expectativa de vida dos homens é, em média, sete anos menor que a das mulheres. A diferença está ligada à maior exposição a comportamentos de risco e à baixa procura por serviços de saúde. Uma pesquisa do Instituto Lado a Lado pela Vida indica que 62% dos homens só buscam atendimento quando a dor se torna insuportável.

Serviço: Blitz da Saúde

  • Data: 26 de novembro
  • Horário: das 10h às 16h
  • Local: Calçada da UFMG (Avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG)

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...