Novembro azul: diagnóstico precoce do câncer de próstata tem 90% de chance de cura

Daniel Bretas, urologista do Hospital da Baleia, reforçou a importância do rastreio da doença

Novembro azul: diagnóstico precoce do câncer de próstata tem 90% de chance de cura

O diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita uma chance de cura aproximada de 90%. É o que afirma Daniel Bretas, urologista do Hospital da Baleia, em Belo Horizonte.

“Para alcançarmos tamanha chance de sucesso, não devemos esperar aparecerem sintomas da doença, pois, quando esses aparecem, a doença já costuma estar avançada, reduzindo significativamente a possibilidade de um desfecho favorável”, afirmou o médico.

Segundo Bretas, o rastreio da doença deve ser iniciado a partir de 45 anos em homens com algum fator de risco e de 50 anos para a população em geral.

São considerados fatores de risco para o câncer de próstata:

  • Histórico familiar;
  • Tabagismo;
  • Pessoas negras.

Os principais exames para o diagnóstico da doença são o PSA (Antígeno Prostático Específico) - feito por coleta de sangue - e o teste do toque retal.

“Essa avaliação conjunta consegue ser mais fidedigna para fornecer um diagnóstico preciso da doença, já que cerca de 20% dos casos de câncer de próstata se apresentam com o valor de PSA dentro da normalidade”, disse o médico.

Hospital da Baleia oferece 500 testes gratuitos em BH

Na próxima terça-feira (18), o Hospital da Baleia realizará, 8h às 18h, 500 testes PSA gratuitos para detecção de câncer de próstata. A ação ocorrerá no segundo andar Mercado Central de Belo Horizonte.

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...