Ouvindo...

Exercícios físicos à noite; impactos no sono e saúde

Estudo aponta benefícios de atividades de resistência, mas ressalta cuidados com exercícios intensos antes de dormir

Side view of silhouette of active young female exercising and jumping in back lit on track of dark stadium at night

Por causa da endorfina que é liberada depois de atividades físicas, algumas pessoas questionam se praticar exercícios antes de dormir pode atrapalhar o sono.

Um estudo publicado recentemente na revista científica BMJ Open Sport & Exercise Medicine sugere que a realização de exercícios de resistência com o peso corporal à noite tem o potencial de melhorar o tempo total de sono e ainda combater o sedentarismo.

Porém, a recomendação não se estende a qualquer tipo de exercício. Atividades mais intensas, como nadar, correr e pedalar ocasionam na produção de substâncias, como a endorfina, que mantêm o organismo mais ativo e desperto, e isso poderia atrapalhar o descanso noturno.

Por outro lado, se o período noturno for o único disponível para se exercitar no dia, é melhor priorizar a prática de atividade física. Segundo o pneumologista Marcelo Rabahi, especialista em medicina do sono do Hospital Israelita Albert Einstein de Goiânia, “em geral, fazer exercícios de impacto ou muito intensos perto da hora de dormir pode atrapalhar o sono. Mas há ressalvas: eventualmente, a pessoa só tem o horário noturno para fazer o exercício. Se formos colocar na balança os benefícios para a saúde, é melhor fazer a atividade física”.

Além disso, é preciso observar cada caso individualmente. “Isso não pode ser uma desculpa sob a alegação de que vai atrapalhar a noite de sono. Faça o seu exercício num ritmo que traga conforto e, se possível, respeite esse tempo de quatro horas antes de ir dormir. Se perceber que está demorando a pegar no sono, aí sim deverá mudar a intensidade do exercício físico ou eventualmente o horário”, orienta Rahabi.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.