Ouvindo...

Prefeitura de Ouro Preto cria ambulatório de obesidade e síndrome metabólica

Serviço oferecerá diagnóstico, tratamento e acompanhamento para combater obesidade e promover hábitos saudáveis na população

O novo serviço visa o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com essas condições. A medida foi estabelecida pela portaria 3626, publicada no Diário Oficial.

A obesidade é apontada como um dos principais problemas de saúde pública, com dados que indicam que 56% da população adulta brasileira apresenta obesidade ou sobrepeso. Globalmente, mais de um bilhão de pessoas convivem com a doença, o que representa uma em cada oito pessoas.

O ambulatório será instalado na Policlínica Municipal e contará com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

O foco será na promoção da saúde e controle da obesidade, além de desenvolver programas educativos voltados à adoção de hábitos saudáveis. A Secretaria Municipal de Saúde também planeja integrar o ambulatório a outras políticas públicas de saúde para melhorar a qualidade de vida da população. A portaria já está em vigor, mas a data de início das operações ainda não foi definida.

O secretário de saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira fala mais sobre o assunto:

“Estamos avançando com a parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto e a UFOP para o projeto de síndrome metabólica. Oferecemos acompanhamento multiprofissional para crianças, adolescentes e mulheres com alterações de peso e ampliamos o projeto para incluir homens. Interessados devem procurar a unidade básica de saúde para encaminhamento,” disse.

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.