Regiões do Reino Unido registram janeiro mais chuvoso após mais de um século

Primeira quinzena do mês foi marcada pelo clima gelado; massa de ar ártico se deslocou para a região

Mês foi excepcionalmente chuvoso no Reino Unido, incluindo regiões da Inglaterra

O Reino Unido foi alvo de longos períodos de chuva em janeiro. Algumas regiões foram atingidas por números recordes, tornando o mês mais chuvoso em mais de um século.

A primeira quinzena foi marcada pelo clima gelado. Segundo o Met Office (Serviço Meteorológico do Reino Unido), uma massa de ar ártico se deslocou para o sul, levando neve, geada, gelo e neblina congelante para algumas regiões. O mês terminou com a temperatura média de 0,5ºC, sendo abaixo da expectativa prevista.

A Irlanda do Norte, por exemplo, teve o janeiro mais chuvoso em 149 anos, de acordo com estatísticas do Met Office . O sul da Inglaterra também registrou o sexto janeiro com mais chuvas desde o início da série histórica, em 1836.

Leia mais:

A gerente científica do Met Office, dra. Amy Doherty, explicou que o mês registrou mais chuvas devido a um “padrão climático atlântico muito persistente.” Isso acontece porque uma forte corrente de jato direcionou sistemas de baixa pressão para o Reino Unido, levando chuva e vento.

No sudoeste da Inglaterra, tempestades trouxeram ventos fortes para Cornualha e as Ilhas Scilly, resultando no primeiro alerta vermelho de vento do ano. Também foram registradas neve acumulada por todo o País de Gales.

* Com informações da CNN Brasil

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...