O
A primeira quinzena foi marcada pelo clima gelado. Segundo o Met Office (Serviço Meteorológico do Reino Unido), uma massa de ar ártico se deslocou para o sul, levando neve, geada, gelo e neblina congelante para algumas regiões. O mês terminou com a temperatura média de 0,5ºC, sendo abaixo da expectativa prevista.
A Irlanda do Norte, por exemplo, teve o janeiro mais chuvoso em 149 anos, de acordo com estatísticas do Met Office . O sul da Inglaterra também registrou o sexto janeiro com mais chuvas desde o início da série histórica, em 1836.
Leia mais:
Revelações do caso Epstein derrubam chefe de gabinete de premiê do Reino Unido ‘Epidemia’ de faltas: pesquisa aponta recorde de absenteísmo no Reino Unido em 2025 Canal do Reino Unido transmite imagens da Terra 24 horas por dia
A gerente científica do Met Office, dra. Amy Doherty, explicou que o mês registrou mais chuvas devido a um “padrão climático atlântico muito persistente.” Isso acontece porque uma forte corrente de jato direcionou sistemas de baixa pressão para o Reino Unido, levando chuva e vento.
No sudoeste da Inglaterra, tempestades trouxeram ventos fortes para Cornualha e as Ilhas Scilly, resultando no primeiro alerta vermelho de vento do ano. Também foram registradas neve acumulada por todo o País de Gales.
* Com informações da CNN Brasil