O chefe de gabinete do
A
A renúncia do ex-chefe de gabinete representa uma espécie de mea culpa na indicação de Mandelson. Em comunicado, ele afirmou que a nomeação do ex-embaixador foi “errada” e que prejudicou o Reino Unido. “Quando questionado, eu aconselhei o primeiro-ministro a fazer essa nomeação e assumo total responsabilidade por esse conselho”, disse.
O primeiro-ministro também se vê em situação delicada devido ao relacionamento de Mandelson com Epstein. Além dos escândalos e crimes envolvendo o milionário, os documentos recém-divulgados apontam que o ex-embaixador teria enviado informações sensíveis para o empresário quando era secretário de Negócios do governo do Reino Unido durante a crise financeira de 2008.
A administração de
Publicamente, Starmer já pediu desculpas por ter, segundo ele, “acreditado nas mentiras de Mandelson” e afirmou que não tinha conhecimento da “profundidade da escuridão” da relação entre o ex-embaixador e o
Mandelson teve sua casa em Londres revistada por agentes da Polícia Metropolitana, mas não foi preso nem acusado formalmente.
No Reino Unido, a investigação policial contra ele se concentra em uma possível má conduta no cargo público, já que o ex-embaixador não é acusado de nenhum
Mandelson foi demitido do cargo por Starmer em setembro de 2025, já diante de sua proximidade com Epstein.
*** Com informações de AFP.