A NASA anunciou nessa terça-feira (3) o adiamento de sua primeira missão tripulada de sobrevoo à Lua em mais de 50 anos, a Artemis II, após detectar um vazamento de combustível durante um teste crucial.
“Com a conclusão do ensaio geral de lançamento hoje, estamos removendo a janela de lançamento de fevereiro e definindo março como a data mais próxima possível para o lançamento da Artemis II”, disse Jared Isaacman, administrador da NASA, em um comunicado divulgado na internet.
Durante o lançamento simulado, “as equipes lidaram com um vazamento de hidrogênio líquido em uma interface do estágio central durante o abastecimento, o que exigiu pausas para aquecer o hardware e ajustar o fluxo de propelente”, prosseguiu o comunicado.
Todos os tanques foram abastecidos e a contagem regressiva chegou a cerca de 5 minutos antes que o vazamento piorasse e as operações fossem interrompidas, de acordo com Isaacman. O oficial acrescentou: “Só lançaremos quando acreditarmos que estamos totalmente preparados para realizar esta missão histórica.”
Por volta das 11h25 EST (13h25, horário de Brasília) de segunda-feira (2), o diretor de lançamento da missão Artemis 2 deu sinal verde para o início do carregamento de propelente líquido criogênico no foguete gigante na plataforma de lançamento de Cabo Canaveral, na Flórida, como parte do ensaio.
O exercício deveria ser o último grande teste antes do lançamento, inicialmente previsto para fevereiro. A agência espacial americana pretendia iniciar os testes no fim de semana, mas adiou os planos devido à previsão de temperaturas congelantes no local de lançamento, enquanto grande parte do país enfrentava uma onda de frio.
Além de demonstrar a capacidade de carregar mais de 700.000 galões de propelentes criogênicos no foguete de 98 metros (322 pés), as equipes simularam uma contagem regressiva para o lançamento e praticaram a remoção segura do propelente.
O plano era que a NASA enviasse sua equipe Artemis 2, composta por quatro astronautas, para o sobrevoo lunar já em 8 de fevereiro.
Os astronautas serão liberados da quarentena e retomarão suas atividades cerca de duas semanas antes da próxima data prevista para o lançamento.
(Sob supervisão de Lucas Borges)