WhatsApp pode ter novas configurações para menores de idade; saiba o que muda

Medidas são baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente Digital, que pode impactar outras redes sociais

Recurso ainda está em fase de teste e não tem data marcada para lançamento

O WhatsApp deve lançar uma nova ferramenta de segurança para menores de idade no Brasil. Segundo o site WABetaInfo, que identificou a novidade, a plataforma passará a aplicar restrições automáticas em perfis de menores de 18 anos.

O recurso ainda está em fase de teste e não tem data marcada para lançamento. Entre as possíveis mudanças identificadas pelo WABetaInfo, está a restrição de informações para contas fora da lista de contatos do usuário. O aplicativo limitará a visibilidade do “visto por último”, do “sobre” e de links externos.

Leia também

As medidas serviriam para limitar interações com desconhecidos. Novas configurações passarão a integrar o padrão das contas de menores de idade, sem necessidade de ajustes manuais para ativação.

A mudança é baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente Digital, conhecido como Lei da Adultização, aprovado em setembro do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A legislação estabelece que contas de menores de idade em redes sociais, aplicativos e jogos eletrônicos devem ser vinculadas a responsáveis legais.

A lei entra em vigor em março deste ano. Após esse prazo, outras redes sociais também devem passar por mudanças.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...