Nasa detecta nova erupção solar de intensidade máxima; saiba riscos para a Terra

Esta é terceira erupção solar na semana e registrou maior força que as anteriores

Erupções solares são fortes explosões de energia

O Sol registrou uma nova erupção solar nessa quarta-feira (4), superando a intensidade e a força das anteriores. O Observatório de Dinâmica Solar da Agência Espacial Americana (Nasa) registrou o fenômeno.

Essa erupção solar foi classificada como X4.2. A classe X indica as erupções mais intensas, enquanto o número fornece mais informações sobre sua força. O pico aconteceu às 7h13 nos Estados Unidos e às 9h13 no Brasil.

Leia também

A última erupção solar registrada, que aconteceu nessa terça-feira (3), foi classificada como X1.5. No domingo (1º) aconteceram três erupções fortes.

O primeiro clarão foi classificado como X1.0, o segundo como X8.1 e o terceiro como X2.8, a mais forte até então. Na segunda-feira (2), também houve erupção solar, com intensidade X1.6.

As erupções solares, que são fortes explosões de energia, podem afetar comunicações de rádio, redes elétricas, sinais de navegação e representar riscos para espaçonaves e astronautas.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...