Keir Starmer, de 61 anos, é o novo primeiro-ministro do Reino Unido. O Partido Trabalhista, do qual é líder, conquistou 412 das 650 cadeiras da Câmara dos Comuns, segundo a apuração realizada nesta sexta-feira (5). O número de cadeiras é bem superior ao limite de 326 para que o partido obtenha maioria absoluta e governe sem a necessidade de coalizões.
A
Quem é Keir Starmer?
Nascido no bairro Southwark, no sul de Londres, Keir Starmer estudou direito na Universidade de Leeds, e continuou sua formação como advogado especializado em direitos humanos em Oxford. Através do direito, o novo premiê conheceu sua esposa, Victoria, que também se dedica à advocacia. Juntos, eles têm dois filhos.
Starmer, no entanto, entrou tarde na política e chegou pela primeira vez ao Parlamento aos 52 anos, após ser eleito pelo distrito londrino de Holborn e Saint Pancras em 2015.
Mas, mesmo tendo começado a carreira política recentemente, o primeiro-ministro já era vinculado ao Partido Trabalhista desde que nasceu. O seu nome, inclusive, é uma homenagem a Keir Hadie, fundador e primeiro líder dos trabalhistas no início do século XX.
Em abril de 2020, Starmer assumiu a liderança do partido após uma dura derrota do grupo nas eleições legislativas de 2019. Na época, os trabalhistas eram liderados por Jeremy Corbyn, defensor de uma ideologia mais à esquerda.
Depois desse fracasso, Starmer mudou o rumo do partido, afastando-o das teses mais radicais de Corbyn, e aproximando-o de posições mais ao centro.
Starmer prometeu fazer uma gestão cautelosa da economia, dentro de um plano de crescimento a longo prazo que inclui fortalecer os criticados serviços públicos, especialmente o sistema de saúde.
Apaixonado por futebol e torcedor do Arsenal
Apaixonado por futebol, Starmer praticava o esporte como amador. Seguro de si mesmo, afirmou certa vez que derrotaria Boris Johnson, ex-premiê conservador, se ambos fossem adversários em uma partida.
“Detesto perder, principalmente no futebol e na política. Jogo futebol toda semana, no meio do campo, comandando. Muita gente fala que o importante é competir. Não sou dessa opinião. O que importa é vencer”, afirmou certa vez.
Agora, com seu novo cargo de primeiro-ministro, será mais difícil frequentar seu pub preferido para assistir aos jogos de seu time, o Arsenal, do qual é torcedor fanático e sócio há muitos anos, ou se misturar à multidão no Emirates Stadium.