Governo Trump diz que vídeo racista com casal Obama foi ‘publicado por engano por funcionário’

Trecho foi inserido perto do final de um vídeo de 62 segundos que promovia teorias da conspiração sobre a eleição presidencial americana

Governo de Donald Trump disse que vídeo foi publicado por funcionário

Após grande polêmica e repercussão negativa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apagou, nesta sexta-feira (6), um vídeo racista publicado em sua rede social, Truth Social, que continha um trecho que retrata o ex-presidente americano Barack Obama e a ex-primeira-dama dos EUA Michelle Obama como macacos. “Um funcionário da Casa Branca fez a postagem por engano. Ela já foi removida”, informou o governo dos EUA.

O trecho foi inserido perto do final de um vídeo de 62 segundos que promovia teorias da conspiração sobre a eleição presidencial americana de 2020, que foi perdida por Trump para o democrata Joe Biden.

Republicanos do Congresso dos Estados Unidos criticaram a publicação racista feita por Trump.

“A publicação do presidente está errada e é incrivelmente ofensiva”, escreveu o deputado republicano Mike Lawler, de Nova York, em uma publicação nas redes sociais. Lawler, que representa o Vale do Hudson, disse que o vídeo “deveria ser apagado imediatamente e acompanhado de um pedido de desculpas”.

Montagem apresenta rostos de Michelle e Barack Obama como macacos

O senador republicano Tim Scott, da Carolina do Sul, afirmou que o vídeo foi “a coisa mais racista que já vi vinda desta Casa Branca”. Scott, o único senador republicano negro e chefe de seu comitê de campanha, disse que “o presidente deveria removê-lo”.

O trecho que repercutiu foi inserido perto do final de um vídeo que promovia teorias da conspiração sobre a eleição presidencial americana de 2020, que foi perdida por Trump para o democrata Joe Biden.

O clipe parece ter sido retirado de um vídeo que foi compartilhado em outubro por um usuário no X com a legenda “Presidente Trump: Rei da Selva” e um emoji de um leão.

Nesse vídeo, vários políticos democratas importantes - incluindo Biden, a ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton, e a ex-vice-presidente Kamala Harris - foram mostrados como zebras, girafas e outros animais, enquanto o Trump foi retratado como um leão.

Os Obamas, no clipe, foram mostrados como macacos. O vídeo termina com os animais se curvando diante do atual presidente americano. (Com agências internacionais).

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...