Atentado suicida em mesquita no Paquistão mata ao menos 31 pessoas

Homem atacou templo xiita na capital paquistanesa; número de vítimas pode aumentar no decorrer do dia

Homem realizou ataque suicida em mesquita e pelo menos 31 pessoas morreram

Pelo menos 31 pessoas morreram e 169 ficaram feridas em um atentado suicida contra uma mesquita xiita em Islamabad, capital do Paquistão, nesta sexta-feira (6), informou uma fonte policial à Agência France-Presse (AFP). As sextas são consideradas dias sagrados para os muçulmanos e são dedicadas à devoção religiosa.

Correspondentes da AFP observaram dezenas de pessoas chegando a um hospital, com as roupas manchadas de sangue e ferimentos visíveis. A fonte policial, que pediu anonimato, afirmou que o número de vítimas deve aumentar.

O presidente do país, Asif Ali Zardari, condenou a realização do ataque, que chamou de “crime contra a humanidade”. Ele ressaltou também a solidariedade às famílias afetadas pelo atentado.

“Ouvi tiros e saí correndo de casa, pensando que devia haver algum problema. Quando cheguei lá, já tinha havido uma explosão. Havia corpos por toda parte, alguns sem braços, outros sem pernas”, contou Syed Ashfaq, zelador da mesquita, à BBC. “Levamos os mais feridos em nosso próprio veículo [para o hospital]”, completou.

O ministro-chefe da região de Punjab, que faz fronteira com a capital Islamabad, afirmou que 25 ambulâncias foram enviadas para ajudar as pessoas afetadas pela explosão.

Em uma publicação no X, antigo Twitter, Maryam Nawaz Sharif afirma que todos os hospitais do distrito de Rawalpindi, localizado na parte mais ao norte da província de Punjab, foram colocados em alerta máximo. As equipes cirúrgicas especializadas das unidades hospitalares estão de prontidão para recepção das vítimas.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...