A tempestade “Leonardo” atingiu a Península Ibérica nesta quinta-feira (5), provocando a morte de um português e o desaparecimento de um espanhol. O fenômeno atingiu milhares de moradores nos países.
A Península Ibérica está na linha de frente das mudanças climáticas. Há anos ondas de calor mais longas e episódios de chuvas intensas são registrados cada vez mais. A
Situação em Portugal
Em
“Vou propor hoje ao outro candidato, ao presidente da República e aos diversos poderes municipais, por uma questão de igualdade entre todos os portugueses, que o ato eleitoral seja adiado por uma semana”, declarou Ventura.
Leia mais:
Tempestade de neve causa cancelamento de centenas de voos na Europa Onda de frio incomum na Flórida ‘paralisa’ iguanas; entenda fenômeno
A Defesa Civil portuguesa confirmou a morte de um homem de cerca de 60 anos que foi arrastado pelas águas de um rio ao tentar atravessar uma rodovia que estava inundada, no município de Serpa, no Sudeste do país.
Cerca de 200 pessoas foram evacuadas, principalmente na Região Central de Portugal. Desde domingo (1º), autoridades locais já atenderam cerca de 3 mil ocorrências - principalmente relacionadas a inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terra.
Situação na Espanha
Uma mulher está desaparecida no Sul da Espanha após ter se atirado em um rio para tentar salvar o próprio cachorro. O presidente regional da Andaluzia, Juan Manuel Moreno Bonilla, afirmou que praticamente em 16 horas (...) choveu o mesmo que chove em toda a Comunidade de Madri em um ano”, ressaltando que são precipitações “nunca antes vistas.”
Milhares de pessoas precisaram ser retiradas das próprias casas na região. O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que o país está em “máxima precaução”, nesta quinta (5).
A previsão é que as chuvas sejam mais intensas nesta sexta-feira (6) e neste sábado (7), segundo a agência meteorológica espanhola.
* Com informações da AFP.