Uma tempestade de neve atingiu a Europa e causou o cancelamento de centenas de voos nos principais aeroportos dos Países Baixos e da França nesta quarta-feira (7), além de causar um grande congestionamento no trânsito rodoviário e problemas no sistema de transporte ferroviário.
No Aeroporto de Amsterdã-Schiphol, um dos maiores da Europa, pelo menos 700 voos foram cancelados devido à neve e ao vento. Segundo autoridades aeroportuárias, foram disponibilizadas camas e café da manhã aos mais de mil viajantes que precisaram dormir no local por conta das alterações de horário.
O ministro dos Transportes francês, Philippe Tabarot, afirmou que cerca de 100 voos foram cancelados no Aeroporto Charles de Gaulle e cerca de 40 em Orly. O serviço de ônibus na região de Paris também foi suspenso “por motivos de segurança” até que as condições climáticas se adequem para a retomada, indicou a empresa de transporte público RATP, que solicitou aos cidadãos prioridade em realizar teletrabalho e reduzir deslocamentos.
Segundo a imprensa internacional, seis mortes ocorreram nas estradas por conta do acúmulo de neve e gelo nas rodovias, mais de 1.000 km de congestionamento foram registrados. A Agência Nacional de Condições Climáticas Météo-France informou que o “plano de respostas [às tempestades] deverá ser revisto”.
No país, foram registradas temperaturas de -3°C até -10°C, o que causou severas ondas de neve e “gelo negro”, como chamam as camadas superficiais de gelo sobre uma superfície, como nas estradas, e recebe esse nome pela coloração que assume quando sobrepõe o asfalto.
(Sob supervisão de Alex Araújo)