Tempestade de neve causa cancelamento de centenas de voos na Europa

Seis mortes foram registradas na França por causa de acidentes nas estradas por conta do gelo

Aeronavaes são encontradas sob neve durante cancelamento dos voos por tempestade na França

Uma tempestade de neve atingiu a Europa e causou o cancelamento de centenas de voos nos principais aeroportos dos Países Baixos e da França nesta quarta-feira (7), além de causar um grande congestionamento no trânsito rodoviário e problemas no sistema de transporte ferroviário.

No Aeroporto de Amsterdã-Schiphol, um dos maiores da Europa, pelo menos 700 voos foram cancelados devido à neve e ao vento. Segundo autoridades aeroportuárias, foram disponibilizadas camas e café da manhã aos mais de mil viajantes que precisaram dormir no local por conta das alterações de horário.

O ministro dos Transportes francês, Philippe Tabarot, afirmou que cerca de 100 voos foram cancelados no Aeroporto Charles de Gaulle e cerca de 40 em Orly. O serviço de ônibus na região de Paris também foi suspenso “por motivos de segurança” até que as condições climáticas se adequem para a retomada, indicou a empresa de transporte público RATP, que solicitou aos cidadãos prioridade em realizar teletrabalho e reduzir deslocamentos.

Segundo a imprensa internacional, seis mortes ocorreram nas estradas por conta do acúmulo de neve e gelo nas rodovias, mais de 1.000 km de congestionamento foram registrados. A Agência Nacional de Condições Climáticas Météo-France informou que o “plano de respostas [às tempestades] deverá ser revisto”.

No país, foram registradas temperaturas de -3°C até -10°C, o que causou severas ondas de neve e “gelo negro”, como chamam as camadas superficiais de gelo sobre uma superfície, como nas estradas, e recebe esse nome pela coloração que assume quando sobrepõe o asfalto.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...