A Igreja Católica peruana espera que o papa Leão XIV visite o país ainda neste ano, assegurou nessa quarta-feira (4) a Conferência Episcopal. O pontífice possui nacionalidade peruana desde 2015 e trabalhou por lá mais de 20 anos.
“O papa expressou o quanto gostaria de já estar no Peru, porque ama o Peru, e nos disse claramente que é muito provável que seja no mês de novembro, no máximo na primeira semana de dezembro”, afirmou dom Carlos García, presidente da Conferência Episcopal Peruana, em entrevista.
Durante a coletiva, Garcia informou também sobre a reunião no Vaticano dos bispos peruanos com o chefe da Igreja Católica. Segundo ele, a visita de Leão XIV “está assegurada em 80%" e que faltam apenas detalhes logísticos para fechar a data.
“Falta que os responsáveis processem isso, organizem, mas de coração ele deseja vir ao Peru”, disse o bispo. O convite oficial já foi feito pelas autoridades peruanas.
Papa americano e peruano
O chefe da Igreja Católica, Robert Francis Prevost, de 70 anos, é natural de Chicago, nos Estados Unidos, mas viveu mais de duas décadas no Peru, onde foi missionário e bispo de Chiclayo, no Norte do país. Em 2015, naturalizou-se peruano.
Prevost esteve à frente da diocese de Chiclayo, a 750 km ao Norte de Lima, de 2015 a 2023. Ele chegou ao Peru pela primeira vez em 1985, enquanto preparava sua tese de doutorado. No ano seguinte, foi embora e retornou de 1988 a 1998, período em que desempenhou diferentes cargos na Ordem de Santo Agostinho, da qual é membro.
Ele deixou o Peru em janeiro de 2023, quando o papa Francisco o nomeou cardeal prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
(Sob supervisão de Alex Araújo)