Um cão policial da cidade de Gastonia, na Carolina do Norte, Região sudeste dos Estados Unidos, foi considerado herói na operação de localização de um adolescente autista de 13 anos que havia desaparecido durante uma nevasca no fim de semana, segundo autoridades locais.
O menino saiu de casa sem roupas adequadas para o frio no sábado (31), à noite, em meio a um inverno rigoroso com temperaturas abaixo de zero e tempestades de neve.
Imediatamente, após o desaparecimento, equipes de polícia e serviços de emergência médica iniciaram buscas pela área, pelo risco de hipotermia enfrentado pelo jovem devido ao frio extremo.
Na operação, o cão K-9 chamado Bo, da raça cão-de-santo-humberto, também conhecida como bloodhound, e membro do Departamento de Polícia, foi chamado para ajudar a encontrar o jovem.
Após farejar uma peça de roupa do menino, Bo adentrou pela neve profunda e conduziu as equipes até uma área já estabelecida pelos agentes, onde o adolescente foi avistado por socorristas.
O rapaz foi encontrado com o corpo “frio, mas sem ferimentos graves”, segundo relato policial, e recebeu atendimento antes de reencontrar a família. Autoridades destacaram a importância da rápida resposta e cooperação entre agências para o desfecho positivo.
O departamento elogiou o desempenho do animal, que ficou coberto de neve ao longo da busca, e valorizou o papel de cães treinados para operações de resgate em condições adversas.
“Esse desfecho positivo só foi possível graças à ação rápida, ao forte trabalho em equipe e à dedicação de todos os envolvidos, especialmente do cão K-9 Bo, de focinho coberto de neve, que atuou com excelência em meio ao clima severo. Excelente trabalho ao trazer essa criança de volta para casa em segurança”, diz a publicação do órgão feita no Facebook.
A tempestade, que cobriu grande parte do estado em neve, é um dos eventos climáticos mais severos da estação, com alto risco de acidentes e desaparecimentos em áreas residenciais e rurais.
(Sob supervisão de Alex Araújo)