Iguanas verdes estão caindo de cima de árvores nas cidades da Flórida, nos Estados Unidos, por causa do frio intenso. A situação é comum é comum neste período do ano, quando as temperaturas ficam próximas dos 5°C.
Os animais, que pesam em média 4,5 quilos, “congelam” e acabam caindo de cima das árvores. A iguana é um réptil, por isso é ectotérmica. Ou seja, a espécie não consegue gerar o próprio calor, como os mamíferos.
Além disso, as iguanas verdes são uma espécie invasora. Por terem sido introduzidas no ambiente por seres humanos, elas não estão adaptadas ao clima do local.
Alguns animais podem morrer com a queda, mas outros ficam apenas congelados. Após recuperarem a temperatura corporal normal, as iguanas retomam a consciência e retomam suas atividades.
É por esse motivo que Shannon Knowles, diretora de comunicação da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, desaconselha tentar salvar uma iguana-verde levando-a para dentro de casa ou do carro.
“As iguanas conseguem se recuperar rapidamente do torpor. Elas são selvagens e podem se tornar defensivas quando não conseguem escapar, às vezes usando seus dentes e garras afiadas, e suas longas caudas que chicoteiam”, afirma em entrevista ao National Geographic.