O
A ideia é pautar pesquisas científicas aplicadas, capazes de contribuir diretamente para a gestão das UCs. Os temas abrangem áreas como ecologia, recursos hídricos, fauna, flora, arqueologia e aspectos socioambientais.
A partir dos dados levantados pelo IEF, as Unidades de Conservação conseguem alinhar pesquisas científicas às necessidades de cada região, agilizar a recuperação de ecossistemas e monitorar ameaças em tempo real. É possível implementar programas, planos e ações de gestão.
“Esse levantamento é um passo estratégico para aproximar a gestão das Unidades de Conservação da comunidade científica. Ao organizar as demandas de forma clara e acessível, criamos oportunidades para pesquisas aplicadas que respondam diretamente aos desafios da conservação. É uma ferramenta que fortalece a tomada de decisão e contribui para a proteção dos nossos recursos naturais”, afirma o gerente de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do IEF, Edmar Monteiro Silva.
Os interessados devem enviar solicitação via Sistema Eletrônico de Informação (SEI/MG). Primeiramente, o pesquisador deverá realizar um “Cadastro do Usuário Externo” no sistema, conforme orientações disponíveis na página inicial do