IEF divulga lista de temas para pesquisas voltadas a Unidades de Conservação

Levantamento do Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi feito baseado nos planos de manejo das Unidades de Conservação de Minas Gerais

Temas abrangem áreas como ecologia, recursos hídricos, fauna, flora, arqueologia e aspectos socioambientais

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) divulgou uma planilha com possíveis temas para pesquisas científicas baseados em demandas das Unidades de Conservação (UCs) estaduais. O levantamento foi feito a partir dos planos de manejo das áreas protegidas.

A ideia é pautar pesquisas científicas aplicadas, capazes de contribuir diretamente para a gestão das UCs. Os temas abrangem áreas como ecologia, recursos hídricos, fauna, flora, arqueologia e aspectos socioambientais.

Leia também

A partir dos dados levantados pelo IEF, as Unidades de Conservação conseguem alinhar pesquisas científicas às necessidades de cada região, agilizar a recuperação de ecossistemas e monitorar ameaças em tempo real. É possível implementar programas, planos e ações de gestão.

“Esse levantamento é um passo estratégico para aproximar a gestão das Unidades de Conservação da comunidade científica. Ao organizar as demandas de forma clara e acessível, criamos oportunidades para pesquisas aplicadas que respondam diretamente aos desafios da conservação. É uma ferramenta que fortalece a tomada de decisão e contribui para a proteção dos nossos recursos naturais”, afirma o gerente de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do IEF, Edmar Monteiro Silva.

Os interessados devem enviar solicitação via Sistema Eletrônico de Informação (SEI/MG). Primeiramente, o pesquisador deverá realizar um “Cadastro do Usuário Externo” no sistema, conforme orientações disponíveis na página inicial do cadastro SEI. A planilha do IEF está disponível neste link.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...