Um total de 837 m³ de madeira extraída ilegalmente da Amazônia foi apreendido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) após fiscalização em Aripuanã, no Mato Grosso. A apreensão causou prejuízo superior a R$ 250 mil aos suspeitos.
Durante fiscalização do Grupo de Combate ao Desmatamento da Amazônia (GCDA), os agentes encontraram um pátio abandonado com madeira armazenada. Próximo ao local, encontram-se concentradas grandes serrarias.
Os agentes constataram que tratava-se de um pátio fantasma usado pelos madeireiros como depósito. Em momentos de menor vigilância, os suspeitos realizavam beneficiamento e transporte do produto para o mercado clandestino.
Do volume total, 763 m³ estavam ainda em estado bruto, no formato de toras. O restante já havia sido serrado.
A madeira apreendida foi doada à prefeitura municipal de Aripuanã. A administração municipal informou que o recurso será destinado a obras sociais. O material será usado principalmente para a revitalização de pontes na zona rural e urbana.